sexta-feira, 10 de abril de 2009

Que Trazes Pra Mim?!

Pois é, meus queridos, chegou a época tão ansiada...época de ovos escondidos, chocolates aos borbotões e o mais antigo paganismo ressuscitado em nossos dias, a época da Páscoa (pessach para os judeus); muitos acham (e celebram) que a Páscoa em si consiste na comemoração da saída do povo judeu do regime escravocata do Egito para a gloriosa Terra Prometida; mas e o antes? E o anterior? E a páscoa por trás da páscoa, antes da passagem?! Meus amigos, eu os convido à um mundo de mitos, árvores e fogueiras; mundo de bruxas nada velhas ou feias, um mundo de celebrações pela colheita e de louvores à Grande Deusa e Mãe.

A Páscoa propriamente dita 'nasceu' da celebração da passagem do inverno para a primavera, feita pelos povos pagãos; ao tempo em, que para os cristãos, a festa tinha por motivo e representação a morte e ressurreição de Jesus, o Cristo; porém a forma de calcular o feriado cristão já era embasada em aspectos do paganismo (tendo a Lua Cheia como referencial), o domingo de Páscoa, portanto, é o primeiro domingo após a Lua Cheia a partir do primeiro dia da primavera no Hemisfério Norte (à este primeiro dia chamamos "Equinócio Vernal").

O Equinócio Vernal é marcado pelo acontecimento de um fenômeno singular: o dia e a noite tem, ambos, exatas doze horas cada um (e é logo após a primeira Lua Cheia destes dias que temos o domingo de Páscoa)!!

Tenham todos uma ótima Páscoa regada à muito chocolate e a segredos do passado antigo!!!

Nenhum comentário: